quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Paul Cézanne



Apontado como grande mestre das artes, Paul Cézanne possuía facetas particularmente importantes, sendo difícil dividir sua obra por fases, influenciando vários movimentos da Arte Moderna.
Como todos os artistas, ele também buscava encontrar o equilíbrio, encontrar seu estilo, de modo que o singularizasse.
Nessa busca inicial pelo estilo pessoal Cézanne utiliza muitas vezes de temas intensos, violentos, alternando realismo e imaginação.
Mais tarde em contato direto com a natureza, descobre o gênero da paisagem, visando a correta representação do mundo natural.
Passando assim de uma representação de pintura mais pesada, sombria, para uma pintura impressionista mais delicada e agradável. Na qual ele não representava mais o imaginável e sim um estudo detalhado da aparência, marcado pelo trabalho ao ar livre.
Algo encantara Cézanne no impressionismo, mas ao mesmo tempo ele já queria superá-lo.
O despertar para as pesquisas pictórias o fascinara, mas ao mesmo tempo a ausência de profundidade, e a simples obra para contemplação o incomodavam.
A ambição de representar o mundo das imagens de maneira mais plena foi o que ancorou algumas das inovações mais impactantes do impressionismo, como transmissão da representação da natureza e da realidade sobre o olho, mais do que retratar a realidade no sentido convencional. Valendo-se dos fenômenos de contraste que o mundo natural das cores modificava.
Ao invés de uma simples mistura de cores eles trabalhavam com a justaposição dos componentes.
Assim a tela obtida não era propriamente a realidade natural, já para Cézanne era a verdade geral da impressão restabelecida pela ação das partes umas sobre as outras.
Porem os impressionistas perdiam a solidez e a profundidade, o que passou a incomodar Cézanne, pois conciliar a solidez e a ambição impressionista tornaram-se um problema.
A partir disso Cézanne busca uma nova pincelada, ampliando sua palheta de cores de modo a recuperar a atmosfera perdida dos objetos, conseguindo livrar-se dos reflexos impressionistas passando a iluminar suas obras, sendo apontado como um dos primeiros pintores pós-impressionistas.
O estilo de Cézanne consolida-se em direção a singularidade que já lhe são tão características.
Por conta desta trajetória pictória tão singular, era impossível atrelar Cézanne a algum movimento mais especifico.

6 comentários:

  1. Poderiamos afirmar que Cézanne era um artista maravilhoso que influenciou o movimento cubista, que na fase cezannista se pretendia fazer a representação da natureza, e objetos, de uma maneira que essa nova obra possuisse vida.Procuravam uma forma de abstrair a aparência confinante, o que levou Cézanne a intervir e criar sua nova caracteristica anti impressionista.Pelo uso da nova técnica e efeitos, ele conseguiu tornar as obras reconhecíveis. Fez uso da luz, porém não abandonou totalmente a escuridão.

    ResponderExcluir
  2. Cézanne passou por vários períodos, que refletiram também em suas obras, mas o período impressionista é o que mais me chama a atenção, pelo composição de cores e o efeito de luz..

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto.
    reflexivo.
    Priscilla Cavazzotto
    http://meninasdaarqui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Texto bem resumido e de fácil entendimento, porém poderiam ter colocado algumas imagens a mais pra não ficar uma leitura cansativa, mas o blog em geral está mto bom.

    ResponderExcluir
  5. Não a toa que Picasso e Henri Matisse falaram "Cézzane é o pai de todos nós". Justifica-se pela transição de Impressionista para trazer traços geométricos que influenciaram Picasso, Matisse, Braque e diversos outros artistas. Só acho que seria interessante ter colocado algumas de suas obras para podermos materializar essa transição que teve o artista.

    Suelen Tessari

    ResponderExcluir