sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Influência Arts e Crafts

O movimento Glasgow teve grande influências dos ingleses Ruskin e Morris, que faziam parte do movimento na  Inglatera “Arts e Crafts" (Artes e Ofícios) que defendia o artesanato, via no artesão  uma saída contra a mecanização e a produção em massa. Arts e Crafts também é   considerado por muitos historiadores como uma das  raizes  do modernismo e desing gráfico, desenho industrial e arquitetura, durou pouco mas influênciou outro grande movimento francês a Art Nouveau e teve grandes influências posteriormente no surgimento da Bauhaus.


Arts e Crafts
William Morris's -  Red House - Londres
Acesso dia 21/10/2010

 Glasgow
  
Museu Scotland Street School


            A escola de Artes Glasgow  foi o centro do movimento Arts e Crafts na Escócia, onde Charles Rennie Mackintosh, Herbert MacNair, Margaret MacDonald e Frances tiveram maior destaque e juntos criaram a visão que mais tarde seria reconhecido como o estilo Glasgow.   




        Francis Newberry assumiu a direção da escola logo que chegara de Londres em 1884 e trouxe com ele o interesse da Arts e Crafts e uma admiração por Morris que foi fundamental nas influências do  Estilo Glasgow.  Introduziu a escola atividades além da pintura,  uma variedade de artesanatos, cerâmica, bordados, trabalhos em metal, vitrais  e esculturas em madeira.                  

 Glasgow








Painel bordado por Margaret Mcdonald


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
            Um importante  elemento do estilo Glasgow foi a importância do imaginário celta, com motivos e estilo de letras inspirada em lápides do século XVII. O Motivo mais popular foi um repolho em forma rosa, o “ Glasgow Rose”, que também foi adotada por designers Ingleses de Vitrais e mobiliário.



Glasgow


 Arts e Crafts



O estilo Glasgow como o Arts e Crafts também foi muito reconhecido por seu designers de interiores e mobiliários.
 Glasgow








Arts e Crafts






          Referências:

6 comentários:

  1. Bem legal esse texto, pois vocês falaram do Arts e Crafts que também fez influências para que a Bauhaus viesse a existir, pois foi graças aos ingleses que a Alemanha obteve o interesse em copiar o modo de estabilidade, de reconhecimento e sucesso que os ingleses tinham, para poder criar escolas de artes, no caso duas e depois juntá-las para surgir a Bauhaus.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo durando pouco tempo, esse movimento astético, deixou sua marca registrada. Como característica fundamental, tinha a revalorização do trabalho manual, uma tentativa de relacionar a arte com o cotidiano do povo. Partindo da Inglaterra, como o João colocou,o Arts e Crafts ligou-se ao estilo Art Nouveau, expandindo-se à outras partes do planeta, integrando arte, lógica industrial e sociedade de massa.

    ResponderExcluir
  3. O período arts e crafts foi um movimento que buscava acabar com a diferença entre artesão e artista, buscando produzir móveis com a identidade do artista hoje conhecido como dsigner, transformando a peça em algo único, diferente do que acontece com a mecanização das indústrias e o processo de fabricação em série.

    ResponderExcluir
  4. este movimento deu origem aos ateliers artesanais por toda a Inglaterra, e foi sob influência dessas que surgiram raizes da nova arte de do design.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  5. A Bauhaus herda a reação gerada no movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da revolução industrial.

    ResponderExcluir
  6. Me chamou a atenção a verticalidade dos mobiliarios, remetem grandeza, me lembram as cadeiras de padres e bispos.. kkk

    ResponderExcluir