sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Um pouco das características

Concluída em 1909 a Escola de Arte de Glasgow apresenta inovações relevantes como os portões de ferro forjado, as amplas janelas e a biblioteca de dois andares.


A escola de arte de Glasgow é uma tendencia original do Art Nouveau, porém com características distintas, trabalhando muito com a ortogonalidade, massas volumétricas de alvenaria pesada, motivos florais e geométricos no trabalho com o ferro e também coloca- se contra o decorativismo.



A escola foi desenvolvida em formato de “E” apresentando os corredores ao longo da espinha, dando acesso as outra áreas como os estúdios, escritórios e a biblioteca de dois andares.




Sua fachada principal situada à norte apresenta uma construção de alvenaria pesada com grandes janelas de formato industrial, alternadas com pilares de concreto.



Esta fachada encontra-se por traz de uma grade de ferro que ao centro da mesma encontra-se um arco Art Nouveau.



Na fachada sul pode-se perceber nitidamente os três ramos do grande “E” formado pela desenho da planta.
A biblioteca apresenta um volume dividido em dois andares, com um mezanino que possui um vista ao primeiro andar e a estrutura que o sustenta é toda de madeira escura. Seu mobiliário também possui motivos Art Nouveau.



2 comentários:

  1. Falta agora postar sobre os conteúdos anteriores às vanguardas.
    Sobre a Escola de Glasgow, sugiro acrescentare influencias que ela causou em outras correntes e arquitetos. Pesquisem!
    Senti falta também da investigação deles sobre mobiliário!

    ResponderExcluir
  2. Aguardando novas postagens acerca dos comentários que já fiz.
    Sugiro também relacionarem o trabalho da Escola de Glasgow com o movimento Artes e Ofícios (anterior) e a Bauhaus (posterior), pois a idéia do design está presente nelas todas.

    ResponderExcluir