quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Neoclassicismo
O neoclassicismo foi movimento cultural do fim do século XVI, está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo Barroco. Para os neoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna sob a influência do arquiteto Palladio (palladianismo), e estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao apogeu em 1830. Inspirado nas formas greco-romanas, renunciou às formas do barroco (que não tinha tido grande repercussão na França e na Inglaterra) revivendo os princípios estéticos da antiguidade clássica.


Casa em Monticello, Virgínia - Thomas Jefferson


  Algumas carascterísticas do Neoclassicismo:

- O uso de materiais nobres como: pedra, mármore, granito, madeiras.
- Processos técnicos avançados.
- Formas regulares, geométricas e simétricas.
- uso de abóbada de berço ou de aresta.
- uso de cúpulas com frequência.
- pórticos colunados.
- entablamentos direitos.
- frontões triangulares.


Neoclassicismo no Brasil
Na primeira metade do século XIX, houve o desenvolvimento do estilo neoclássico no Brasil, com a assimilação de suas variações como o estilo. Encontrei em algumas casas características semelhantes ao neoclassicismo, hoje podemos ver que essas características são bastante encontradas ainda nos edifícios.


Casa encontrada em Palhoça-SC, no Bairro da Cidade Pedra Branca
Fonte: Safira Mônica Gatto
Data: Março de 2010




                                                             Fonte: www.google.com.br




Casa muito conhecida, encontrada na Cidade de Chapecó
Fonte: Safira Mônica Gatto
Data: Setembro de 2010




Casa encontrada em Chapecó, no bairro Jardim Itália.
Fonte: Safira Mônica Gatto
Data: Setembro de 2010

7 comentários:

  1. Postagem explicando o que foi o neoclassicismo e suas características, e visualizando elas em edificações do Brasil e de nossa realidade mas próxima que é Chapecó, nos remetendo a uma fácil compreensão.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  2. muito legal, sendo uma obra antiga e uma obra mais contemporânea com características do neoclassicismo, até mesmo aqui em chapecó.

    ResponderExcluir
  3. Pois é como as colegas comentaram, isso acontece muito ainda hoje,usar o neoclassico, só que são casos que as pessoas misturam a arquitetura de hoje com algumas características usadas no movimento neoclassico daquele periodo..

    ResponderExcluir
  4. Vcs poderiam mostrar alguma imagem do Neoclassicismo brasileiro de época. Aí a comparação com estas subversões contemporâneas deixaria mais nítida a crítica no uso avulso de elementos.

    ResponderExcluir
  5. As caracteristicas neoclassicas presentes em contruções contemporanêas, não confizem com o nosso contexto atual, porém ainda servem para demostrar o mesmo significado: poder, riqueza, nobreza... "quem possui frontão é poderoso"... conceito que ainda hoje prevalece

    ResponderExcluir
  6. Porém em muitos casos, isso pode nao ser muito aceito pelas pessoas, pois ao invés de se criar algo novo para a sociedade, o que parece é que algo esta simplesmente sendo copia...

    Kassieli Martiori

    ResponderExcluir
  7. com seu aspectos de perfeição geométrica, simetria e proporção, essas edificaçãoes representam o que realmente são. Uma arquitetura democrática, onde nos resta a praticidade e comunicação.

    ResponderExcluir