terça-feira, 19 de outubro de 2010

ART NEUVEAU


          ART NOUVEAU


           Corrente artística que surgiu no fim do século XIX e início do século XX, relacionando-se principalmente à Revolução Industrial na Europa com a utilização de novos materiais como o ferro e o vidro, e com tendências como do Movimento das Artes e Ofícios (Arts and Crafts), da arte oriental, das artes decorativas e das iluminuras medievais, artes estas aplicadas principalmente à arquitetura, decoração, acessórios, design, artes gráficas entre outras.
              A origem do termo Art Nouveau vem da galeria parisiense “Mason de l’Art Nouveau” inaugurada em 1895 pelo colecionador e comerciante de artes Siegfried Bing, onde eram comercializadas mobílias totalmente voltadas para a nova corrente estética. Possui diferentes nomes de acordo com os países por onde passou como: stille nouille (França); modern style (Inglaterra); jugendstil (Alemanha); style liberty (Itália).
            Com a utilização de materiais industrializáveis, a produção em série é conhecida por ter acabamentos menos sofisticados. Mas com a ruptura das tradições das artes e da arquitetura, a Art Nouveau, que caracteriza-se principalmente por ter um “estilo novo”, que deixa de lado preocupações ideológicas e tradições estéticas agregando a originalidade da forma, faz com que suas peças e obras sofisticadas estejam ao alcance de todos, já que há o estreitamento entre a arte e a indústria, acompanhando o ritmo acelerado da vida moderna inserida nas mudanças sociais.
             A Art Nouveau se caracteriza muito pelas linhas assimétricas e contornos sinuosos que tem como inspiração as formas orgânicas da natureza. O movimento da linha assume o primeiro plano dos trabalhos, ditando o contorno das formas e o sentido da construção transmitindo delicadeza, sofisticação e elegância.
            O Art Nouveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relação direta com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro e o vidro , principais elementos dos edifícios que passaram a ser construísos segund a no estética, e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida, que teve grande influência .
 Fonte: Googlo imagem
Casa Milla
Casa Milla
Fonte: Googlo imagem
                                                                     
Uma das maiores influências é a arte japonesa com seus motivos retirados da natureza e seus motivos florais.  Traços delicados como de gestos femininos são vistos com frequencia e outros temas como religiosos praticamente não existem mais.

O art nouveau surgiu como uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século XIX, um estilo floreado, em que se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.

Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.
Parque Guell - Barcelona-
Fonte: Googlo imagem



 
                                                       NO BRASIL...

Foi no início do século XX que a art nouveau chegou no Brasil. importado da França, principalmente na decoração de interiores ou em grandes e elementos arquitetônicos de ferro forjado. São testemunhos disso, no Rio de Janeiro, a decoração da Confeitaria Colombo, na rua Gonçalves Dias(figura 1), e as grades no Salão Municipal.
Na década de 1910, chegou ao Rio o arquiteto italiano Virzi, que projetou em neogótico com ornamentos art nouveau o prédio do Elixir de Nogueira, na rua da Glória (já demolida)(figura 2e 3). Foi projetada em estilo art nouveau francesa.

                                       


                          Figura 3 
 Figura 2

 www. confeitariacolombo.com.br


                                                          HOJE

         O Art Nouveau continua tendo sua influência atuais. podemos perceber isso na moda, na arquitetura, na publicidade, no design e demais áreas ligadas as artes, as tatuagens. Muitas pessoas que possuem, não sabem, mas carregam uma tatto com fortes incluêcias do Art  Nouveau.



 


 FONTES:



4 comentários:

  1. O art Noveau, hoje desempenha um papel que ainda se destaca pelas formas orgânicas e inspiradas na natureza, porém hoje tem também uma preocupação ecológica por esse meio de inspiração, buscando a sustentabilidade e a preservação do meio.

    ResponderExcluir
  2. é concordo contigo camila... e um bom exemplo disso pode ser encontrado em dubai, onde existem várias obras com inspiraçao em elementos naturais!!

    Kassieli Martiori

    ResponderExcluir
  3. com essa tendência ao jogo com as flores e formas vegetais, a Art Nouveau marca-se por um momento precioso no desenvolvimento da estética moderna. Usava-se novas formas, como as ondas e curvas, buscando uma nova arquitetura dentro de uma nova era. Então, complementando o que as meninas escreveram, hoje,nesse mundo de transformações constantes, se buscam rapidamente novas idéias, técnicas e formas, resumidas em arqitetura sustentável.

    ResponderExcluir
  4. eu acho que o art noveau é a vanguarda mais bonita das que nos foram apresentadas

    joana sanagiotto pastre

    ResponderExcluir