quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Arquitetura do Ferro

          Com as novas técnicas de engenharia  que surgiram no século XIX, tornou mais possivel a construção de edifícios mais altos, permitiu criar estruturas maiores, com mais grandes vãos. Isso esteve ligado ao desenvolvimento de novas técnicas de utilização do ferro onde ele se torna mais prático e agil o seu processo de montagem.

         
Estação em  Ferro, Paris,Século XIX



          Obras que se destacam:


Torre Eiffel, Paris, França

           A torre Eiffel é uma torre de treliça de ferro, Localizada em Champ de Mars, a torre é o edifício mais alto de Paris, é um monumento aonde as pessoas podem visitar, é a maior atração de Paris.



Palácio de Cristal, Londres, Inglaterra

          O Palácio de Cristal , é uma enorme contrução em ferro fundido e vidro, ele serve para fazer exposições importantes.


Ponte Dom Luis, Portugal

          É uma ponte em estrutura metálica, construída de 1880 a 1887, lingando as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia, no rio Douro em Portugal.


Arquitetura do Ferro no Brasil


         Podemos encontrar no Brasil grandes edifícios relacionado com o ferro que são muito conhecidos no Brasil.
 


Teatro José Alencar, Fortaleza


Estação da Luz, São Paulo


Ponte Hercílio Luz, Florianópolis



8 comentários:

  1. A torre Eiffel pode até ser a maior atração de Paris. Mais, prefiro a Hercílio Luz que além de linda é Brasileira. E poderiam ter falado um pouco da estutura dela.

    ResponderExcluir
  2. E para completar o comentário, adorei a comparação com a arquitetura de ferro no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de saber mais sobre a arquitetura do ferro no Brasil, mas a parte que eu mais gostei foi quando falaram da torre Eiffel, uma pena que vocês não deram tanta ênfase nela.

    Samara Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião a arquitetura de ferro é muito interessante de qualquer jeito, pois ela utiliza o elemento de estruturaçao aparente, trazendo este, como elemento de destaque!! Sem falar que hoje em dia,esses materiais são os mais utilizados no mercado!

    Kassieli Martiori

    ResponderExcluir
  5. A arquitetura de ferro ganhou seu espaço, depois de inúmeras críticas, pois o ferro e o aço eram considerados materiais falsos. Porém, depois de reconhecida sua versatilidade e resistência é que o mundo começou a erguer edifícios em alturas. Foi uma verdadeira revolução tecnológica, o que causou espanto para a população, pois estavam acostumados com construções em massa e, de repente essas foram substituídas pelas estruturais.

    ResponderExcluir
  6. O palácio de cristal foi um dos mais importantes edifícios da revolução industrial, todo feito com ferro e vidro. Foi projetado por um jardineiro Joseph Paxton, foi construído para a abrigar a exposição de 1851, o projeto do palácio explorou o vidro laminado e estrutura de ferro, para que pudesse ser desmontado com rapidez. O uso destes materiais novos para a época é impressionante.

    ResponderExcluir
  7. O ferro deixou de fazer parte apenas da estrutura e passou a fazer parte também da estética, sem contar com a rapidez na contrução e versatilidade em obras para montagem e desmontagem em construções provisória.

    ResponderExcluir
  8. A arquitetura do ferro quebrou com a visão "pesada" das edificações, permitiu novas formas e volumes leves que acoplados ao vidro, deram novas possibilidades tanto estéticas quando contrutivas a arquitetura.

    ResponderExcluir